Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Dia de Campo na TV - Produção de peixes ornamentais - Vídeo Embrapa


A criação de peixes ornamentais difere da piscicultura de peixes de corte quanto às dimensões e tipos de estruturas utilizadas. O Brasil conhece pouco o potencial de mercado de criação de peixes ornamentais. A atividade ainda tem um perfil de agricultura familiar, mas a piscicultura ornamental é uma opção de investimento rentável para os interessados em iniciar uma atividade no agronegócio. O processo de licenciamento e regularização dos empreendimentos é complexo e os custos são elevados. Apesar das dificuldades, iniciativas de sucesso têm sido articuladas entre profissionais das diferentes instituições envolvidas com o setor.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dia de Campo na TV - Produção intensiva de tambaqui - Vídeo


Pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental sobre criação intensiva de tambaqui em tanque escavado com utilização de aeradores resultaram em um sistema que permitiu aumento de produtividades e vantagens ambientais na piscicultura. A proposta do sistema intensivo é contribuir para aumentar a produção de alimento e gerar renda, com reduzido impacto ambiental. Um dos ganhos foi viabilizar o aumento da densidade dos peixes em tanques já existentes, sem abertura de novas áreas para construção de tanques.

Construção de Viveiros Escavados - Vídeo Embrapa Pesca e Aquicultura


Qual é o melhor lugar para construir um viveiro escavado para criar peixes? Qual o tipo de solo adequado? Quais são as características da construção? Essas e outras perguntas são respondidas nesse vídeo produzido pela Embrapa Pesca e Aquicultura.