Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Visita à Fazenda Aquacrusta

Como parte da programação do II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas, os alunos do curso técnico em aquicultura da EP de Guaiúba visitaram a Fazenda Aquacrusta de propriedade do senhor Livino Sales, em Acaraú-CE. Os alunos foram acompanhados pelo gerente de produção da fazenda produtora de camarões marinhos Clélio Fonseca e pelo técnico em aquicultura do IFCE Campus Acaraú Tarcio Gomes.

A Fazenda Aquacrusta localiza-se na região denominada Costa Negra, que tem esse nome por conta da coloração escurecida do solo. O camarão produzido nessa região recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o certificado de Indicação Geográfica por denominação de origem, podendo ser comercializado com o título exclusivo de Camarão COSTA NEGRA.

Logo na chegada, Clélio recebeu os alunos no auditório da Fazenda, quando falou aos alunos um pouco da realidade dos profissionais envolvidos na carcinicultura. Logo após foi exibido um vídeo intitucional falando sobre a Costa Negra e da Fazenda Aquacrusta. Na fazenda, os alunos puderam conhecer os processos de produção do camarão vannamei, desde a maturação, larvicultura até a engorda. Também conheceram uma área de reserva ambiental protegida pela Fazenda.

Comentários de alguns alunos sobre a visita:

A Fazenda Cacimbas em Acaraú foi uma experiência bastante proveitosa . O mais legal que eu achei foi a parte da preservação de algumas espécies de caranguejos, fazendo povoamento deles nos mangues.
Passar algumas horas conhecendo uma parte daquela fazenda foi uma experiência e tanto.

Maria Gerlene C. Vieira
___________________


Na Fazenda Cacimbas em Acaraú vimos como é cultivado o camarão, o tratamento que recebem, como ocorrem os processos de reprodução, larvicultura e engorda.
Essa visita proporcionou aos alunos um conhecimento básico da produção de camarão, uma visão de mercado e de atuação profissional.

Júlia Gomes de Araújo
___________________

Eu gostei porque tivemos a oportunidade de muitas coisas novas. Pretendo fazer meu estágio lá em Acaraú. Gostei muito da preservação dos mangues para proteger os caranguejos. Conhecemos os laboratórios, onde ocorrem a reprodução, a coleta e eclosão dos ovos. Vimos também os tanques, como eram utilizadas as águas e mais coisas que pretendo me aprofundar ainda mais.

Ailton Marques Honório
___________________

Bom, gostei muito, pois o mercado de trabalho, que eu pensei que era pequeno, se expandiu de uma forma que me fez dar mais valor ao que estudo. Nossa! Apenas na Costa Negra são 32 empresas de cultivo de camarões. Imagina só no restante do Brasil, ou do mundo!
Outra coisa foi que eu gostei de conhecer outras técnicas de cultivo que eu ainda não conhecia, sem falar nos conselhos do Clélio que aumentou a minha força de vontade de continuar no curso e ser um técnico em aquicultura.

Francisco Cristiano de Sousa Ferrer
___________________

Na visita à Fazenda Aquacrusta pudemos ver de perto como funciona o dia-a-dia de uma fazenda de grande porte voltada para o cultivo de camarão. Lá vimos todo o processo que acontece antes do camarão ir para a fase de engorda. Com a ajuda do gerente de produção Clélio pudemos observar que para a fazenda manter-se em perfeita ordem precisa ter muita responsabilidade e compromisso com o trabalho.
Eu aproveitei muito pois pude esclarecer várias dúvidas sobre diversos assuntos, assim me incentivando cada vez mais a seguir essa carreira.

Antônio Éric Silva Gurguri
___________________

Essa visita foi de grande importância para aperfeiçoar nosso conhecimento sobre o cultivo de camarão, sabendo como é difícil esse cultivo, mas para quem gosta da atividade, não é difícil, só dá trabalho. Pude descobrir que a carcinicultura não faz mal ao meio ambiente e sim de grande importância para a preservação dos mangues e das espécies que lá vivem.

Allef dos Santos Araújo
___________________

Eu gostei muito da aula prática em Acaraú, pois aprendi muitas coisas que eu não sabia e vi na prática o que eu estudo. Foi interessante porque conhecemos muitas coisas novas. Conhecemos o camarão da Costa Negra e como se cultiva esse camarão.

Kelly Jane Lima Martins
___________________

A visita para Acaraú foi muito proveitosa. Conhecemos muitas coisas novas. Aprendemos mais um pouco sobre o cultivo de camarão vannamei. O Clélio nos deu uma noção da vida profissional que teremos depois do curso se quisermos realmente seguir nesse ramo.

Maria Helene Gomes Caetano
___________________

A EEEP José Ivanilton Nocrato agradece à Fazenda Aquacrusta pela receptividade e ao Téc. em Aquicultura Tárcio Gomes pela companhia e ensinamentos.







II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas

Os alunos da EP de Guaiúba mais uma vez participaram de um evento de grande importância para o fortalecimento da aquicultura em nosso estado. Dessa vez, participamos do II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas que teve como um dos realizadores a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra.

Segundo os organizadores do evento, as Indicações Geográficas (IGs) associam a prestação de determinado serviço ou a fabricação, produção ou extração de determinado produto a um local conhecido. De acordo com a lei brasileira (art. 176), “constitui indicação geográfica a indicação de procedência ou a denominação de origem”.
A indicação geográfica é uma forma de agregar valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem. Uma vez reconhecida, a indicação geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam serviço de maneira homogênea.



Alunos do curso técnico em aquicultura das EP de Guaiúba e Amontada e os respectivos professores Thiago Andrade e Anderson Brandão

domingo, 5 de agosto de 2012


Dia de Campo na TV - Boas Práticas de Biometria na Produção de Peixes


A biometria consiste na pesagem de amostras de peixes ou alevinos, que estão sendo criados, de forma a calcular a biomassa total. A partir dessa amostragem o produtor pode calcular e determinar a quantidade de ração a ser fornecida diariamente aos peixes. A técnica da biometria é relativamente simples e é uma ferramenta fundamental para o controle do desenvolvimento dos peixes no sistema de produção em viveiros, além do monitoramento do estado sanitário para evitar perdas na produção por doenças ou má nutrição. Possibilita também ao produtor ter previsão do tempo necessário para a engorda até o peso comercial ideal.
Produção: Embrapa Informação Tecnológica e Embrapa Tabuleiros Costeiros
Responsável pelo conteúdo técnico: Carlos Alberto da Silva pesquisador
Jornalista: Ivan Marinovic Brscan